sábado, 4 de maio de 2013

BY ANA CRISTINA SANTOS.

WILKERSON, Don. Como ganhar seus queridos para Cristo.1ª ed. Editora Betânia.  Santa Catarina:SC, 1979. Tradução: Flemining H.Revell, 1981.

Ann Wilkerson,  mãe de cinco filhos e Don Wilkerson era o quinto deles, assim começa seu livro dando o exemplo da fé de sua mãe, que orava incessantemente por seus filhos.
Don alerta a família a importância de orarmos uns pelos outros, a promessa de salvação não é dirigida apenas a um indivíduo, mas estende-se a toda a família dele, e abarca-a também “Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e casa.” (At 16.31), o autor lembra-se das palavras de conforto de Paulo ao carcereiro que ficou estarrecido pelo acontecimento daquele dia. Ele diz que aquelas palavras foram direcionadas ao carcereiro e sua família. Ele se converteu foi batizado e sua família também, então todos agora tornaram-se cristãos. O autor destaca o papel fundamental da igreja na criação de ministérios que visam cuidar das famílias, elas precisam ser evangelizadas para que pais aprendam a cuidar de suas esposas e filhos, assim evitando o divórcio, a rebeldia do jovem por motivos como drogas e prostituição, lembrando que a grande maioria desses casos é por falta de orientação, a família tem que permanecer unida, não importa a adversidade.
 Em outro texto, ele enfatiza, bem mas que o papel da igreja, fundamental mesmo é a família, os pais que encontram a Cristo quando os filhos já estão mais crescidos, talvez já não possam influenciá-los pela instrução do lar. Mas, suas orações e testemunho podem servir para mostrar-lhes a necessidade que têm de aceitar a Cristo. Mas, como é diferente e como é melhor alcançarmos os filhos enquanto ainda se acham sob à influência dos pais. Assim, diz ele que cada lar precisa ter um pai-sacerdote. Uma pessoa como Abraão. Deus disse o seguinte: “Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor, e pratiquem a justiça e o juízo: para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito”. “(Gen. 18.19)”.
Don a todo tempo, se preocupa em mostrar a luz da bíblia, indicações de como podemos cuidar de nossas famílias, para que eles não sejam tragados por vãs filosofias da sociedade que tentam de todas as maneiras entrar em nossos lares através da mídia, de leis que agridem a família tradicional justificando, direito de liberdade do casamento homossexual, o uso da maconha e outros. Ele comenta que seu irmão Davi ao longo de seu ministério missionário há muito tempo vem observando a deficiência familiar, da sociedade que hoje se corrompeu com valores do mundo e investi pesado para que nossas famílias aceitem seus novos conceitos e valores uma nova modalidade de pai e mãe segundo a sociedade, ou seja, mulher com mulher, homem com homem. Diante de todos esses problemas Don afirma que existe uma forma bíblica e prática de se ganhar nossos familiares para Cristo. A fé na promessa de Deus de salvar toda a família deve ser acompanhada de boas obras. O Espírito Santo opera através das orações e do testemunho dos membros que são salvos. Mas nós nos intrometemos no caminho dele com muita facilidade tentamos fazer “na carne” ou de um modo natural, aquilo que somente o Senhor pode fazer pelo Espírito.
Ele dá o exemplo de vários evangelistas, conferencistas e outros, que também se preocupam com essa questão da família como o evangelista (James H.Jauncey) que diz “Portanto, qualquer tipo de trabalho evangelístico que considera o homem como um indíviduo a parte, e não o vê em relação com os outros, está orientando para uma situação inteiramente falsa.” segundo ele, a família é vista por Deus como unidade e não subsistirá separada.
Don o “caçulinha” como foi chamado por várias vezes, lembra muito bem como sua irmã mais velha foi criada, viveu sob um regime muito rígido e legalístico, típico do que dominava a igreja naqueles dias. Seus pais sendo novos no ministério cristão, foram, sem dúvidas muito influenciados por pastores, e ela ficou com uma idéia um tanto amarga sobre o cristianismo. Quando chegou a vês dele as coisas já tinham mudado. Com doze anos de idade um garoto muito ativo que gostava de jogar bola, sua mãe certo dia apareceu na porta de seu quarto mandando ele se arrumar para ir para igreja e ele disse que não iria, sua mãe muito sabia disse bem você sabe onde deve estar. Com tudo o ocorrido. Don foi para o futebol, mas lá o Espírito Santo o incomodou por sua desobediência e lembrava todo momento o que sua mãe havia dito a ele, então se levanto e foi para a igreja e se sentiu bem melhor. Foi uma lição que ele nunca mais esqueceu e sua mãe deixou que o Espírito Santo agisse, a obediência tornou-se um princípio em sua vida.
Como agir nessa delicada situação?

Don Wilkerson mostra neste livro o poder da fé, da intercessão e do testemunho no lar. Discute também idéias práticas que você pode usar e erros que deve evitar, para ser bem sucedido em ganhar toda a sua família para Cristo. Comunhão espiritual e harmonia na convivência com todos os membros da família são bençãos desejadas por todos. E a Biblia através de ensinamentos e promessas, nos assegura que nossa família pode ser salva, no entanto, nossas tentativas de ganhar os familiares são quase sempre,  inoportunas, pouco sábias e ineficazes.    

Um comentário:

  1. Excelente escolha de leitura e resenha. Cristina parabéns, vc tem potencial ! Continue perseverando em suas produções.

    ResponderExcluir