sábado, 18 de maio de 2013


BY HELÔ SANTANA
 
 

Resumo informativo: “O Cristianismo através dos séculos. Earle E. Cairns. São Paulo: Vida Nova, 2008. p. 13-23.”

Os fundamentos da fé dos cristãos estão firmados na história da igreja de modo a entender como essa história pode ser vista, como se dá a sua produção, porque ser reconhecido o seu valor histórico, além de perceber a organização da história da igreja e seus períodos cronologicamente organizados. A história da igreja pode ser vista como um EVENTO, como uma INFORMAÇÃO a respeito de um acontecimento, é uma aprendizagem através INVESTIGAÇÃO e pode ser uma INTERPRETAÇÃO. Sua produção se dá a partir dos elementos científico, filosófico e artístico, estando, segundo o autor, este ultimo ainda aquém do que se almeja. O valor da história da igreja se dá porque envolve a raiz do cristianismo, logo a raiz do cristão e nesse aspecto tem-se a história da igreja como: uma síntese (sua essência), um auxílio para a compreensão do presente, um valor que nos guia, uma força motivadora, uma ferramenta prática e como uma força libertadora, libertadora porque nos proporciona sentir “a unidade do verdadeiro corpo de Cristo” através dos séculos; conduz-nos a ser humildes diante dos gigantes da nossa herança espiritual e nos inclina a ser tolerantes para com os que diferem da gente. A organização da história da igreja é considerada como: a) elemento político a partir do momento que envolve as relações entre a igreja e o estado, bem como o ambiente secular da igreja; b) propagação da fé cristã com vistas no estudo da história de missões e a história de estratégias adotadas na comunicação do evangelho; c) perseguição da igreja tendo sido um movimento iniciado pelo estado político-eclesiástico judeu integrado ao sistema mulçumano e atualmente pelos estados totalitários; d) administração da igreja, no que se refere ao governo da igreja e ao estudo da posição do ministro, a disciplina e formas de adoração; e) polêmica em relação à luta da igreja para combater a heresia e manter firme sua própria posição; f) práxis no que se refere ao estilo de vida da igreja e; g) apresentação que trata do estudo do sistema educacional da igreja (hinologia, liturgia, arquitetura, arte e pregação).

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