sábado, 27 de abril de 2013

Uma Vida Cheia Do Espírito Santo, por Weline Martíns



CHARLES Grandison Finney. Uma Vida Cheia do Espírito Santo.
Minas Gerais: Editora Betânia S/C, 1980.60p.[1]




Charles G. Finney foi um grande evangelista do século dezenove que marcou a sua época com pregações impactantes em sua obra, Uma Vida Cheia do Espírito Santo o autor revela segredos de como receber esse revestimento, destacando em nove capítulos; Poder do Alto, Que vem a ser ? O Revestimento do Espírito, Revestimento de Poder do Alto, Será “Duro Este Discurso”? Oração Vitoriosa, Como Ganhar Almas, Como Vencer o Pecado, e por fim, Pregador, Salva-te a Ti Mesmo. Uma mensagem de desperta mento e de poder para nossas vidas.
No primeiro capitulo é destacado pelo autor a importância de como obter o Poder do Alto. Segundo o evangelho de Mateus e Lucas, Jesus Cristo da uma missão à sua igreja de converter as Nações e fazer discípulos, mas para que isso aconteça é necessário receber o revestimento do poder do alto, para o autor essa é a condição indispensável para realizar a missão dada por Jesus . As condições para esse revestimento requer consagração a Deus por completo, busca continua em orações e súplicas, sem jamais contemplar a iniquidade do coração, nesse processo de consagração de acordo com a busca verdadeira, haverá transformação de dentro para fora, retirando seus interesses próprios, mas buscando uma vontade divina.Esse poder é manifesto quando o cristão aprende a viver uma vida de abnegação capacitando-o a evidenciar um espírito de mansidão,o amor pela propagação do evangelho, o poder de ensinar, o poder de uma fé viva e cheia de amor; o dom da inspiração, ou seja, a revelação de muitas verdades e coragem moral para proclamar as boas novas sem vergonha e sem medo. Esse revestimento do Espírito é para todo aquele que foi reconciliado com Deus por meio de Jesus Cristo com o objetivo de capacitá-lo a levar a palavra de libertação. Finney ressalta que, não se deve confundir a conversão com a consagração à grande obra da conversão do mundo, pois quando alguém se converte a Cristo trata de forma direta e pessoal com Deus, onde aprende a renunciar suas vontades, abandona a incredulidade e o egoísmo, isso aconteceu com os discípulos de Jesus, mas, ainda não haviam recebido o revestimento especial que Jesus prometera segundo Atos 1:8. Uma ordem foi dada por Jesus, a de que aguardassem em Jerusalém até que fossem revestidos de poder. A submissão à ordem de Jesus os levou a esse revestimento, pois, eles aceitaram a admoestação e se reuniram todos para orar, compreendendo a necessidade de receberem tal revestimento para assim realizar a obra de Cristo na terra e ter bom êxito. Cristo declara que; “Quem crer em mim, como diz às Escrituras, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 07: 38). Quer dizer, que dele procederá a uma influencia cristã, tendo em si o fator do poder para levar a impressão da verdade de Cristo ao coração dos homens. Um fato importante é destacado pelo autor, ele diz que, algumas carências da Igreja atualmente é a convicção profunda de que essa incumbência de salvar o mundo é dada a cada um dos discípulos de Cristo como tarefa a realizar na vida, outra carência é a convicção profunda da necessidade desse revestimento e uma fé sincera para recebê-lo.
Segundo autor, a oração do cristão precisa produzir resultados, e quando produz resultados produz vitória. São estabelecidas algumas condições segundo a bíblia: fé que Deus atende a oração, petição de acordo com a vontade de Deus e um estado de Espírito aprovado por Ele, pois, muitos pedem que sua vontade seja feita, porém, no íntimo não é isso que realmente desejam, deve haver ausência de egoísmo, como diz: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjares em vossos prazeres (Tiago. 4:3), também coloca que outra condição para uma oração vitoriosa é uma consciência pura diante de Deus (1 João. 3:20-21). Continuando, afirma que estamos ainda com uma missão a cumprir, ou seja, a de ganhar almas. Mas como faremos? Entendendo primeiro que a inimizade do homem com Deus é voluntaria e só pode ser vencida por meio de Jesus e de sua palavra regeneradora. O nosso objetivo é através do poder do Espírito Santo em nós convencê-los a se desprenderem de si mesmo, mas, isso só acontece quando a palavra é sabiamente apresentada, tomando toda a atenção do ouvinte, até que ele mesmo tenha interesse em ouvir a mensagem que fala ao seu coração. Se não tivermos sabedoria, se formos incoerentes e antifilosóficos e se não seguirmos uma ordem natural na apresentação do evangelho, não temos o direito de esperar pela cooperação divina. Todos os homens sabem que cometeram pecado, porém nem todos estão convictos, nem da culpabilidade, nem das más consequências que o pecado merece. Na sua maioria são descuidados, não sentem o fardo do pecado nem os horrores e terrores do remorso; não têm senso de condenação e de estarem perdidos. Sem convicção, porem, nãos podem entender nem apreciar a salvação do evangelho. Ninguém pode inteligentemente e de coração, pedir ou aceitar o perdão enquanto não percebe como é real e justa a sua condenação. É importante assegurar-lhe que “Deusnos deu vida eterna, e essa vida esta no seu filho”; que Cristo nos foi feito sabedoria, justiça, santificação e redenção; e que do princípio ao fim, ele achará toda a sua salvação em Cristo.
Dessa maneira, Finney, diz que um pregador realmente bem sucedido deve não apenas ganhar almas para Cristo, mas também conserva-las. Deve não somente sua conversão, mas também sua permanente santificação. Se seguirmos esse caminho e pregarmos constantemente com unção e poder, permanecendo na plenitude da doutrina de Cristo, poderemos esperar, com alegria, salvar tanto a nós mesmo como aos nossos ouvintes. E, acrescenta, é lamentável dizer que há muitos crentes vivendo na escravidão legalista descrita no capitulo sete de Romanos; uma vida de pecar, de resolver reformar- se e de cair novamente. A orientação errônea de como vencer o pecado dos próprios pastores resume-se nisto: “Trata com teus pecados de um por um, resolve abandona-los e lutar contra eles, com oração e jejum se for preciso, até vencê-los. Dispõe firmemente da tua vontade contra recaída no pecado, ora e luta, resolve não fraquejar e persiste nisso até que formes o hábito da obediência e quebres todos os teus hábitos pecaminosos”. É verdade que acrescentam: “Nessa luta não deveras depender das tuas próprias forças, mas pedir auxílio de Deus”. Isso é dirigir a atenção ao ato patente do pecado, sua fonte ou ocasiões. Tomar a decisão e lutar contra o ato, nos faz concentrar a atenção no pecado e sua fonte, desviando-a inteiramente de Cristo.
Finney esclarece que é essencial que todos os esforços dessa natureza são inúteis e ainda em desacordo com a Bíblia. Esta afirma que o pecado só pode ser vencido por meio de Cristo. “Diz-se a respeito dos crentes que seus corações são purificados pela fé” (At. 15.9). Em Atos 26.18 afirma-se que são santificados pela fé. A doutrina da Bíblia é que pela fé Cristo salva o seu povo do pecado; que o Espírito de Cristo é recebido pela fé para habitar no coração. O amor é operado e sustentado pela fé. Pela fé os crentes vencem o mundo, a carne, e o diabo. Essa é a vitória que vence o mundo, a nossa fé, pois por ela recebemos o Espírito de Deus que opera em nós o querer quanto o realizar. Ele derrama em nós o seu próprio amor, acendendo assim o nosso, (Rm.5.5) ou seja toda  vitória sobre o pecado vem pela fé em Jesus Cristo.
Percebemos que o referido autor é uma pessoa fervorosa em relação ao evangelismo, assim é necessário comentar um pouco sua biografia. Charles Grandison Finney foi um pregador, professor, teólogo, abolicionista, avivalista e um dos líderes do Segundo Grande Despertar (Second Great Awakening). Introduziu várias inovações no ministério religioso, tais como a censura pública e nominal de pessoas durante o sermão, a permissão da manifestação das mulheres em cultos para ambos os gêneros e outros. Era também famoso por realizar seus sermões de improviso.Nasceu no dia 29 de agosto de 1792, na cidade de Warren-Connecticut, EUA. A sua família não era religiosa, e ele foi criado sem nenhuma formação cristã. Aos 26 anos começou a trabalhar num escritório de advocacia na cidade de Adams, e frequentou uma igreja, apesar de achar que as orações daqueles crentes não estavam sendo respondidas.  Em outubro de 1821, experimentou sua poderosa conversão, seguindo foi batizado no Espírito Santo.
Deus reuniu elementos especiais na vida de Finney. Suas experiências espirituais foram resultados de uma conversação genuína e uma busca contínua dos mistérios do Pai. Finney não se conformava com a condição cristã vivida pelos crentes de sua época, por isso marcou sua geração submetendo-se às ordenanças de Cristo e sendo assim, usado como um grande instrumento de reavivamento, alcançando êxito em sua obra - Uma vida Cheia do Espírito Santo.
Finney nos orienta com muita segurança como alcançar um patamar maior, no que desrespeito ao Reino de Deus e sua obra aqui na terra, só é possível deixar marcas resultantes com uma vida cheia do Espírito Santo e desejar ardentemente o avivamento que parte de dentro nós, como bem coloca o autor: "A maior necessidade de nossos dias é poder do alto." - Charles Finney
O que foi registrado nesta obra serve como fonte de inspiração para a uma grande mudança de comportamento cristão nessa sociedade tão corrompida pelos homens que a constituem. O referido livro de Finney é recomendável para aquele que tem a consciência de que ainda não entendeu a mensagem e a missão de Jesus aqui na terra através de nós, é mais uma oportunidade para aqueles que já estão esperando Deus fazer algo com base na fé professa e veemente contida na mensagem de Jesus Cristo, nosso salvador.






[1]Weline Andrade Martins. Graduanda em Teologia no Seminário de Teologia Batista Nacional - SETEBAN. 

Um comentário:

  1. Excelente análise da obra, aprofundada pesquisa sobre o autor ! Resenhista e jovem seminarista Weline, vc é realmente cheia do Espírito, como esta publicação. Parabéns pelo resultado alcançado e persevere nos planos de Deus, para sua vida !

    ResponderExcluir